E a Copa, ein?

 Todos sabem que o Brasil é o país do futebol. O que poucos sabem (ou o que muitos não aceitam) é que ele, infelizmente, ainda não está preparado para sediar um evento tão grandioso quanto a Copa do Mundo.

A tão criticada logomarca agora faz total sentido

 Nosso país tem suas qualidades. É um lugar maravilhoso e rico culturalmente, entretanto, esse fato não compensa a pobreza, a fome, a baixa escolaridade, a criminalidade, entre outros diversos problemas que afligem a nossa população. Problemas estes que poderiam facilmente ser resolvidos (pelo menos em sua maioria), se o governo investisse mais em segurança ou na construção de escolas e hospitais. Tendo consciência disso, não é enfurecedor saber que serão gastos, no mínimo, 5 bilhões de dólares num campeonato de futebol, enquanto ainda existem milhares de crianças sem escola, morando na rua e passando fome?

 Cinco bilhões de dólares. Mesmo com os poucos benefícios que viriam junto à Copa    melhoria nos sistemas de transporte, mair fluxo de turistas e geração de empregos são algumas das promessas  , os problemas existentes ficariam mais uma vez para trás, pois grande parte desse dinheiro será investido de forma errada ou, provavelmente, desviado para o bolso dos famigerados "ladrões de terno e gravata". Ainda mais frustrante (pelo menos para uma parte do povo brasileiro) é que, por não ter estrutura e nem tempo suficiente — faltando apenas dois anos para o mundial, não temos nenhum estádio pronto e as construções estão todas atrasadas — o Brasil corre o risco de ter o papel de sediador da Copa cancelado pela Fifa.

"Governo entrou em campo. Estamos avançando para a Copa."
Aposto que o cara de bike aí no canto da foto deu risada

 Na época em que fora oficializado que o Brasil seria sede da Copa pela segunda vez, obviamente, a nação empolgou-se. Isso porque o povo brasileiro pode reclamar a vida toda das condições do país em que vive, mas quando é época de Copa do Mundo e o assunto é futebol, um Pseudo-patriotismo exagerado surge de repente. Não sou totalmente contra esse tipo de atitude, pelo contrário, creio, em parte, que é compreensível o comportamento do brasileiro de se orgulhar e declarar-se patriota somente quando se trata daquilo que o seu país faz de melhor. Contudo, até mesmo a capacidade da seleção brasileira atual de jogar bem vem sendo questionada, tendo em vista que alguns de nossos jogadores mudam o corte de cabelo com mais frequência do que fazem gols.

Coisa linda, hein?

 Pensando bem, até que seria bom se o Brasil perdesse logo o posto de país-sede da Copa do Mundo de 2014. Por três motivos:
1- Isso evitaria que a nossa pátria ficasse conhecida como vergonha internacional;
2- mostraria para o nosso governo que há problemas maiores a serem resolvidos antes de tentar suportar um evento de tamanha importância;
3- e, principalmente, nos daria a lição de que não é sempre que o "Jeitinho Brasileiro" funciona.

——————————

Mais info:

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Fim do Infinito © 2012 | Theme Credits: LogosDatabase, Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes | Customized by Gustavo Kondo